top of page
Bruno Tomio

Colmeia também é espaço para Conhecer Pedalando



Um dos principais objetivos do Projeto Conhecer Pedalando é conhecer e criar meios que discutam e anseiam outra realidade, buscar o diálogo e possibilidades de transformações em prol de um mundo melhor, mais justo, fraterno, igualitário, democrático, humano, solidário e ecológico. Buscamos por meio de rodas de conversas, debates e palestras em diferentes meios educacionais, discutir, debater e problematizar questões sociais e a bicicleta nas suas várias e diferentes dimensões, possibilidades e contextos. E também explorar e conhecer lugares, belezas naturais, pessoas, culturas, movimentos sociais, universidades, eventos, projetos e propostas sociais e educacionais. Partindo desta premissa, participamos da 5ª edição do Colmeia, do qual aconteceu no Teatro Carlos Gomes durante os dias 24 e 25 de setembro. O evento é promovido pelo Coletivo Laboral Multicultural de Experimentações e Intervenções Artísticas em parceria com o Teatro Carlos Gomes.



Milhares de pessoas passaram pelo Colmeia nos seus dois dias de muita festa, arte, cultura, alegria e amor. O evento ofereceu cerca de 270 atrações artísticas de forma gratuita para a comunidade de Blumenau e região. As atrações contemplaram diferentes áreas artísticas, teve artesanato, teatro, cinema, culinária, dança, hip hop, literatura, mobilidade urbana, música, oficinas e diversas exposições de artes visuais. O Colmeia é realizado por um coletivo de artistas que se organizam em diferentes Grupos de Trabalho (GT), cada GT representa determinada área artística, e a partir da união de todos estes acontece a grande celebração artística que é o Colmeia.


O Projeto Conhecer Pedalando esteve presente na 5ª edição do Colmeia por meio do GT Mobilidade, uma das novidades do Colmeia deste ano, afinal mobilidade também é Arte e Cultura. Oferecemos duas atrações, uma exposição fotográfica que divulgou por meio de fotografias alguns dos caminhos pedalados pelo projeto, e, uma Roda de Conversa sobre Cicloviagem, onde juntos com os maravilhosos seres que lá estavam presentes, compartilhamos e trocamos experiências, conhecimentos e dicas a respeito das possibilidades e benefícios de se realizar viagens de bicicleta (Cicloviagens).


O GT mobilidade ofereceu muitas outras atrações além das do Projeto Conhecer Pedalando, como o Pedal Risco Fotográfico, filmes, oficinas, exposições, escola Bike Anjo e um bizzzcletário para quem foi de bicicleta. Algumas fotos das atrações do projeto, da Instalação interativa: Desloucamentos Afetivos Pedalantes e do Pedal Risco Fotográfico, podem ser conferidas na página:https: www.facebook.com/media/set/?set=a.908866162551148.1073741843.764066890364410&type=1&l=fe5079b5bd.


A Instalação interativa: Desloucamentos Afetivos Pedalantes da artista Sheila Hempkemeyer teve a proposta de Mapear as emoções pedalantes pela cidade de Blumenau. Um mapa com todas as regiões da cidade esteve exposto durante o evento e as pessoas interagiram com ele apontando quais sensações e emoções obtiveram pedalando em determinadas regiões da cidade. Elas puderam inclusive escrever um bici relato de suas experiências pela cidade. O intuito da instalação foi de estimular o conhecimento da cidade onde se mora e refletir sobre como nos sentimos aos experimentá-la com a bicicleta. Já o Pedal Risco Fotográfico foi um passeio de bicicleta com a proposta de fotografar algumas das belas obras do querido artista, ativista e um dos idealizadores do Colmeia, Clóvis Truppel “Risco” (in memoriam).


Agradecemos a presença de todos os participantes que possibilitaram a discussão e reflexão a cerca dos prazeres e experiências que a bicicleta pode oferecer para o ser que nela viaja. Agradeço também o grande Felipe Teixeira do belo e interessante projeto Kombinacomfoto, que nos cedeu o seu projetor multimídia para realização de nossa roda de conversa. E parabenizamos todos os artistas, ativistas e gestores culturais que por meio de uma ação coletiva sem apoio algum do poder público, promoveram o grande e maravilho Colmeia, do qual abre as portas do restrito e seleto Teatro Carlos Gomes para toda a população, oferecendo muita arte, cultura e diversidade para a Blumenau que tão pouco incentiva e viabiliza espaços e acesso da população para a diversidade cultural que aqui existe.


O Colmeia prova que Blumenau não é apenas uma Oktoberfest, pois trás para a cena e dá visibilidades para as mais diversas expressões da arte, mostrando a riqueza cultural que se esconde por trás dos morros e das periferias, os diversos talentos de tantos e tantas meninos, meninas, jovens, adultos, senhores, senhoras, mulheres e homens que fazem destes dois dias de evento uma demonstração de arte, solidariedade e amorosidade regrado de alegria e prazer! Nos fazem até acreditar que estamos em uma outra cidade, bem longe dos pavilhões da pseudo e superficial Vila Germânica!


Mais informações sobre o Colmeia e o Projeto de fotografia itinerante Kombinacomfoto podem serem acessadas no: www.coletivocolmeia.com.br e www.facebook.com/kombinacomfoto .


E que venha o próximo Colmeia, pois estes sempre nos deixam com o gostinho de quero mais!!!


Obrigado e até a próxima!

bottom of page