Um dos objetivos do Projeto Conhecer Pedalando é conhecer lugares, belezas naturais e pessoas, com intuito não apenas de conhecer, mas de divulgar e disseminar as experiências e vivencias obtida nas pretendidas buscas. Buscamos conhecer o proposto por meio da bicicleta quando possível, pois acreditamos que além de seus inúmeros benefícios ambientais e sociais, a mesma também oferece uma experiência e relação com os lugares e as pessoas de forma única e diferenciada dos meios de transportes motorizados. Diante do exposto segue a divulgação de um dos atrativos naturais da cidade de Gaspar, o Morro Pelado, também conhecido como o Morro do Parapente, do qual visitei por meio da bicicleta, ou seja, pedalando, no ultimo sábado do mês de outubro. As imagens do passeio e dos trechos dele percorridos podem ser visualizadas no link: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.936932309744533.1073741846.764066890364410&type=1&l=ebbf8c6e3e
A vontade de usufruir dos prazeres e benefícios proporcionados pela a bicicleta e também de enfrentar alguns desafios para apreciar uma bela vista em um belo dia de sol foram alguns dos motivos que me levaram a pedalar rumo ao topo do Morro do Parapente. Com 290m de altura o morro oferece uma vista privilegiada da cidade de Gaspar e de alguns pontos de Brusque e Ilhota. O morro também é conhecido como Morro da Cruz, devido a grande cruz que se encontra em seu cume. Parte da vista que o topo do morro disponibiliza pode ser conferida via online por meio da câmara ao vivo que lá existe, www.tribalnet.com.br/imagens/ .
O morro possui uma das melhores rampas de vôo livre do estado, onde já sediou etapas de vários campeonatos, inclusive do sul brasileiro de vôo livre, os eventos acontecem anualmente no mês de maio. Nas proximidades do Morro do Parapente há a sede do Clube de Parapente do Vale que possibilita vôos duplos para quem deseja experimentar os prazeres e as sensações que um vôo de parapente pode oferecer. Mais informações sobre os eventos que ocorrem no Morro e também sobre a possibilidade de vôo e vôo duplo podem ser conferidas na página do Clube, www.facebook.com/CPV-Clube-de-Parapente-do-Vale-Gaspar-SC-320037091451450/ . O morro também já sediou eventos de Downhill Montain Bike, a trilha ainda existe mesmo que em más condições, porém é indicada apenas para pilotos experientes de Downhill, devido a necessidade de uma condição técnica, física e instrumental (bicicleta específica e equipamentos de segurança).
O Morro do Parapente está situado no bairro Santa Terezinha, e o acesso é dado pela Rua Arthur Poffo, que fica as margens da rodovia Ivo Silveira. O topo do morro é alcançado através de uma breve estrada íngreme que mescla trechos cimentados e de terra com muitas pedras soltas. Para quem ir de bicicleta até o topo, poderá enfrentar algumas dificuldades, como a de ter que empurrar a bicicleta, mas todo o esforço é recompensado pela conquista alcançada e claro também pela prazerosa descida na volta. A dificuldade tanto para o ciclista como para o caminhante dependerá da condição física do mesmo. Caso não possa ir pedalando ou caminhando por algum motivo, recomendo o acesso ao topo do morro apenas através de veículos 4x4, devido às condições da estrada. Fica aqui a dica para todos visitarem este atrativo, principalmente se for pedalando.
Obrigado e até a próxima