Um dos objetivos do Projeto Conhecer Pedalando é conhecer, criar e divulgar meios que discutam e anseiam possibilidades de transformações nas estruturas e relações sociais vigentes, em prol de um mundo melhor, mais justo, fraterno, igualitário, democrático, humano, solidário e ecológico. O Projeto também tem a pretensão de conhecer e divulgar lugares, belezas naturais, aventuras, culturas, pessoas, movimentos sociais, eventos, projetos e propostas sociais e educacionais. Partindo desta premissa segue a divulgação de um belo e interessante projeto de um querido casal (Aline e Christoph), o Rota Verbum, do qual tivemos o imenso prazer de conhecer e se relacionar por meio das redes sociais a partir dos objetivos, dos desejos e dos anseios em comum.
O Rota Verbum busca por meio de uma viagem de bicicleta pela América Latina conhecer, conectar e divulgar pessoas, projetos, histórias e iniciativas transformadoras, com vistas a inspirar novos agentes, projetos e iniciativas, e de conectar e fomentar as iniciativas, ações e projetos já existentes:
“Queremos mostrar e repassar histórias de pessoas têm refletido e atuado sobre suas realidades. São elas que vivem as dificuldades cotidianamente e que melhor entendem o que e quais os problemas que enfrentam. Buscamos com isso, facilitar o encontro entre as habilidades de quem quer apoiar e as possíveis necessidades de grupos locais. Queremos instigar o desenvolvimento de um novo olhar sobre a realidade da América Latina, mostrando a força, a importância e o potencial de projetos locais. Nestas lutas, os que desejam ajudar podem ser um suporte importante, mas precisam sobretudo reconhecer e respeitar o protagonismo local” (Aline e Christoph).
O casal já vivenciou e conheceu diversas experiências, pessoas, movimentos e projetos. Antes mesmo de iniciar viagem o Rota Verum já havia realizado oficinas e entrevistas com projetos e iniciativas que conheceram nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, como o SOS Abelhas Sem Ferrão, TIBÁ - Instituto de Tecnologia Intuitiva e Bio-Arquitectura, SP Invisível, Terapia – Alimentação Viva na Promoção da Saúde e Ambiente, e o Projeto Bike Anjo. E após dar inicio a viagem a partir de Curitiba, o projeto já percorreu diversas cidades e conheceu pedalando vários outros projetos, iniciativas, pessoas, lugares... Estão entre os movimentos e projetos conhecidos e divulgados pelo casal durante a viagem a Cooperativa Ecotorres Produtos Ecológicos, a banda Cores de Aidê, o Projeto Bicicleta na Escola, a aldeia indígena Itaty, o projeto Revolução dos Baldinhos, Projeto Territórios Negros, e o Fórum Social das Resistências. No momento o Rota Verbum está em Porto Alegre onde dará continuidade a viagem de forma simples, livre, aberta, desafiadora e curiosa, seguindo ao Uruguai, Argentina, e atravessando a costa do pacifico em direção para a America Central.
“Acreditamos que as histórias têm o poder de mudar quem as escuta e, se lhe dermos a chance, de mudar o mundo. Estamos partindo em uma viagem de bicicleta pela América Latina e queremos oferecer nosso espaço para que pessoas engajadas que conheçamos pelo caminho contem sobre suas histórias e projetos [...] Estamos vivendo uma época de muitas inovações, transformações e lutas locais na América Latina. Para tentar compreender tudo isso, ao invés de compartilharmos nossas impressões sobre os outros e os lugares por onde passamos, queremos disponibilizar nosso espaço para que agentes de coletivos e grupos locais falem sobre suas experiências, respeitando sua vivência e seu lugar de fala” (Aline e Chistoph).
O Rota Verbum é uma das fontes de inspiração do Projeto Conhecer Pedalando, e a conexão com a Aline e o Christoph do referido projeto nos possibilitou Conhecer Pedalando pessoas e propostas maravilhosas em nossa passagem pela cidade de Curitiba. Desejamos todas as melhores experiências e vivências possíveis para Aline e Christoph, e também a realização de todos os objetivos e sonhos do casal e do Rota Verbum. A trajetória deste encantador e importante projeto pode ser acompanhada através dos canais de divulgação do Rota Verbum, www.rotaverbum.com (Website) e www.facebook.com/rotaverbum (Fanpage).
Obrigado e até a próxima!
* Todas as imagens desta matéria são de direitos do Rota Verbum.