Um dos principais objetivos do Projeto Conhecer Pedalando é buscar possibilidades de transformações em prol de um mundo melhor, mais fraterno, igualitário, democrático e ecológico. Acreditamos que a bicicleta é um instrumento que por meio das relações sociais pode contribuir para possíveis transformações sociais, políticas, econômicas e ambientais. Também temos o objetivo de explorar, conhecer e divulgar pessoas, lugares, belezas naturais, culturas, eventos, projetos e propostas sociais e educacionais. Buscamos conhecer o proposto por meio da bicicleta quando possível, pois acreditamos que além de seus inúmeros benefícios ambientais e sociais, a mesma também oferece uma experiência e relação com os lugares e as pessoas de forma única e diferenciada dos meios de transportes motorizados. Partindo desta premissa, o projeto Conhecer Pedalando esteve junto com a Associação Blumenauense pró-Ciclovias* (ABC) na 29ª edição da Feirinha da Servidão Wollstein que ocorreu no segundo domingo deste mês (março). Na Feirinha, buscamos incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, conversar e discutir sobre a bicicleta e também divulgar alguns dos vários benefícios que a mesma pode proporcionar à mobilidade urbana, às cidades e à saúde humana e planetária.
A Feirinha da Servidão Wollstein é uma bela proposta que se consolidou na cidade de Blumenau, ocupando as ruas Marechal Floriano Peixoto e Curt Hering, ofertando e incentivando a arte, cultura e a economia local, por meio de apresentações musicais, presença de artistas e venda de produtos de comerciantes e artistas locais, tornando estas ruas um local de lazer, de convivência e para as pessoas, em vez de apenas mais um trajeto para passagem de carros.
Estávamos com nossa barraca ao lado do bicicletário, uma estrutura improvisada com cavaletes para melhor recepcionar e atender os ciclistas, como também estimular o uso da bicicleta como meio de transporte para visitar a feirinha. Além do bicicletário, nossa barraca expôs materiais educativos que demonstravam os benefícios e contribuições que a bicicleta tem a oferecer, as leis e os direitos dos ciclistas no trânsito, roteiros de cicloturismo, livros que abordavam a questão de mobilidade urbana, o sistema de transportes, e relatos de cicloviajantes. Através de fotografias e de um portfólio também divulgamos as ações, objetivos e os lugares que o Projeto Conhecer Pedalando percorreu. Além das fotografias tínhamos também adesivos e marca paginas artísticos e com algumas das paisagens e lugares que conhecemos pedalando.
Foram muitas as atrações presentes em mais uma edição da Ferinha, bandas e artistas musicais, ocupando e transformando o espaço da Rua Curt Hering em um palco em que artistas independentes apresentaram seus trabalhos, democratizando desta maneira o acesso à cultura e valorizando o intercâmbio musical, e favorecendo também a integração de agentes, músicos, empreendedores culturais, comunicadores e comunidade; o Projeto educacional sócio-ambiental Musicalizando com sucata, que visa a sustentabilidade através de práticas e dinâmicas musicais com instrumentos de percussão confeccionados a partir de materiais recicláveis; atividades do Sesc Blumenau; exposição coletiva de artes visuais referente a temática de empoderamento femino, com as Carolina Gabriela, Ana Carolina Scabeni e querida Isa Onatah; Rodas de conversa; Espaço Literatura; entre muitas outras atividades.
Infelizmente a feirinha acabou mais cedo do que o previsto devido a intempéries climáticas, da qual arrasou barracas e produtos de alguns feirantes, porém o mais importante é que ninguém se feriou. Durante a manha e parte da tarde aproveitamos de nosso espaço na feirinha para também conhecer novas pessoas, histórias, ideias e sonhos. Agradecemos a todos que estiveram presentes conosco nesta edição da feirinha, e desejamos força e persistência para aqueles que tiveram algum tipo de prejuízo material. Mais informações sobre a feirinha e o projeto Musicalizando com Sucata, podem ser acessadas nos links: www.feirinhadaservidao.com , www.facebook.com/Musicalizando-com-Sucata-197075790409606/.
Obrigado e até a próxima!
*A Associação Blumenauense pró-Ciclovias (ABC) é uma importante organização não governamental que vem buscando promover e incentivar o uso da bicicleta como transporte e lazer na cidade de Blumenau desde 1997. Mais informações sobre a ABC pode ser acessada na seguinte página www.abciclovias.com.br.