top of page
Bruno Tomio

Conhecer Pedalando os trinta e poucos dias do novo e atual desafio do projeto


O Projeto Conhecer Pedalando é um projeto de Educação Ambiental com uma proposta educacional, social e de aventura, que vem se desenvolvendo e realizando diversas aventuras e ações educacionais e sociais de forma ativista e idealista desde janeiro de 2016, envolvendo, apresentando, conhecendo e problematizando em diferentes espaços educacionais diversas questões socioambientais, a bicicleta, o cicloturismo, práticas corporais de aventura, dentre outros aspectos educacionais e sociais. Segue um breve relato, por meio de imagens e palavras, dos trinta e poucos dias na busca pela realização do objetivo de levar por meio de uma viagem de bicicleta, de maneira audaciosa, idealista e ativista, as ações do Conhecer Pedalando para várias localidades numa aventura em busca de conhecimentos e possibilidades em prol de relações mais fraternas, igualitárias, democráticas, sustentáveis e, principalmente, emancipadas!

Assim como nos dez primeiros dias (que podem ser conferidos no http://conhecerpedalando.wixsite.com/projeto/single-post/2018/08/16/Os-10-primeiros-dias-na-estrada-do-novo-desafio-do-Projeto-Conhecer-Pedalando ), continuamos nos trinta e poucos dias até então, conhecendo novas e diferentes experiências, sensações, pessoas, localidades, saberes, e possibilidades. Nesse período levamos ações educacionais do projeto para milhares de jovens e adolescentes de diferentes idades e escolas; continuamos revendo vários amigos e conhecendo muitos outros; conhecendo novos lugares e novas aventuras; questionando e sendo questionado; sentindo vários prazeres e desprazeres; medos e incertezas; saudades e desapegos; aprendendo, refletindo, e desenvolvendo minhas percepções, concepções e sensibilidades a respeito de várias questões cotidianas, pessoais, sociais, ontológicas e filosóficas; enfim, usufruindo e tentando resistir aos diferentes ônus, prazeres, sensações, sentidos e sentimentos que os riscos, as incertezas, o imprevisível e o mesmo que difícil “possível”, ainda , nos motivam a viver cada vez mais tais experiências e buscas.

Nos primeiros dias dessa semana retornamos para Blumenau com o propósito de participar de um evento e também para planejar e encaminhar as próximas atividades e experiências. O evento infelizmente foi cancelado. Semana que vem pegamos a estrada novamente para concretizar e ampliar as ações e objetivos do projeto. Buscaremos vivenciar muitas outras ações, experiências e aventuras por meio dessa viagem de bicicleta, de forma simples, curiosa e desafiadora, pelos diversos caminhos, trilhas e possibilidades que o Brasil tem a oferecer. Almejamos fomentar e conhecer pedalando diversas aventuras, experiências, belezas naturais, projetos e possibilidades sociais e educacionais. Conquistar e disseminar um grande aprendizado e transformações diante das vivências que estão e poderão ser proporcionadas nesta aventura em busca de conhecimentos e possibilidades!!!

Agradecemos a todos que contribuíram e estão contribuindo para concretizarmos e levarmos pedalando o mais longe possível essa proposta, ideal, e aventura em busca de conhecimentos e possibilidades em prol de relações mais fraternas, igualitárias, democráticas, sustentáveis e, principalmente, emancipadas! O apoio que venho recebendo foi e é essencial para garantir a sustentabilidade e efetivação das ações do projeto.

Mais imagens e detalhes sobre as ações realizadas e os caminhos e paisagens percorridos desde o inicio do atual desafio que nos propomos a viver e enfrentar podem ser acessada no álbum de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1538810576223367&type=1&l=3a7eae8867

Durante a manhã do 11º dia o Projeto Conhecer Pedalando esteve presente na EEB Professora Angélica de Souza Costa. Revimos queridos amigos e ex-alunos, e realizamos a palestra sobre “Bicicleta e Meio Ambiente” para e com os estudantes dos terceiros, quartos e quinto anos:

[if !supportLineBreakNewLine]Registro de uma das paisagens e caminhos do 12º dia:

O prazer de viver e conhecer novos amigos e encontros. Gratidão pelos encontros e acolhidas do caminho:

Durante a manhã do 13º dia o Projeto Conhecer Pedalando esteve presente na Escola Nereu Ramos da cidade de Itajaí. Realizamos a palestra sobre “Meio Ambiente e Sociedade” para e com os estudantes do primeiro, segundo e terceiro ano do período matutino:

Registro de uma das paisagens e caminhos do 14º dia:

Deixamos aqui os nossos sinceros agradecimentos para a querida Ana Destri, idealizadora do maravilhoso e importante Bicicleta na Escola, que está articulando e contribuindo para a realização de várias ações do Conhecer Pedalando na ilha de Florianópolis. Ana e sua família nos acolheram e receberam com muito carinho na noite do 14º dia:

Deixamos aqui também os nossos sinceros agradecimentos para a querida e talentosa artista Vanessa Neuber, que nos recebeu da maneira mais acolhedora e formidável possível na casa do também artista Nestor Junior:

A alegria de reencontrar quem tanto nos ama e amamos:

Na manhã do 18º dia visitamos Instituto de Estudos Latino-Americanos - IELA, onde tivemos a alegria de conhecer, in loco, esse importante espaço de estudo, produção e socialização do pensamento crítico latino americano por um interesse comum: uma Abya Yala - A América Latina - livre, soberana e unida:

[if !supportLineBreakNewLine]Durante o 19º dia o Projeto Conhecer Pedalando esteve presente na EBM Osmar Cunha da cidade de Florianópolis. Realizamos palestras sobre “Bicicleta e Meio Ambiente” para e com os estudantes dos terceiros, quartos, quinto, sextos, sétimos, oitavos e nonos anos dos períodos matutino e vespertino:

[if !supportLineBreakNewLine] [endif] [endif]Durante o 20º dia o Projeto Conhecer Pedalando esteve presente na Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal de Florianópolis. Realizamos palestras sobre “Bicicleta e Meio Ambiente” para e com os estudantes do sexto e sétimo do período matutino, e dos terceiro, quarto, quinto ano do período vespertino:

O prazer de encontrar, conversar e aprender com quem tanto admiramos!!! Muito obrigado pelo café Prof. Dr. Jaime Hillesheim:

Durante o 21º dia o Conhecer Pedalando esteve presente na Escola da Fazenda de Florianópolis. Realizamos palestras sobre “Bicicleta e Meio Ambiente” para e com os estudantes do segundo, terceiro, quarto e quinto ano do período matutino e vespertino. Destacamos também a bela e exemplar proposta e concepção educacional que a escola desenvolve para e com os estudantes, pautada no conhecimento sistematizado e abrangendo diversas questões socioambientais por meio da Educação Ambiental como eixo curricular. Uma proposta e ambiente escolar que deveria estar presente e ser algo comum nas diversas realidades escolares, principalmente na educação pública, mas infelizmente está presente em poucas escolas, sendo muitas das vezes acessadas apenas por um determinado público e classe:

[if !supportLineBreakNewLine]Registro de uma das paisagens e caminhos do 21º dia: [endif]

Conhecemos também no 21º dia o "Quadrado", conhecido também como "Pomar dos ciclistas", uma ocupação, intervenção e criação de um espaço público urbano para a população, realizado por ciclistas de Florianópolis:

Registro de uma das paisagens, caminhos e atrativos do 22º dia: [endif]

Campeonato Brasileiro de Bike Polo em Florianópolis:

Registro de uma das paisagens, caminhos e atrativos do 23º dia:

Ainda sobre o 23º dia...Conhecendo belos lugares na companhia de seres queridos:

Durante a manhã do 25º dia o Conhecer Pedalando esteve presente no Colégio Geração de Florianópolis. Realizamos a palestra sobre “Bicicleta e Meio Ambiente” para e com os estudantes dos oitavos anos:

Na noite do 25º dia o Conhecer Pedalando esteve no Giratta Bike Café para compartilhar alguns dos objetivos, ações e pretensões do projeto. Agradecemos ao Giratta pela oportunidade e espaço cedido, e também aos que estiveram presentes no evento, em especial, a Flora e ao Fábio:

Segue uma breve entrevista nossa para o valoroso Instituto de Estudos Latino-Americanos - IELA , onde falamos um pouco a respeito da práxis educativa do projeto e da importância de um enfrentamento sério e crítico para com as causas das problemáticas e injustiças socioambientais presentes em nossa sociedade:

No 28º dia conhecemos a Cachoeira do Poção no Parque Natural Municipal do Maciço da Costeira:

Um dos caminhos e paisagens do 28º dia também foi .. Vista para a Ponta do Coral, espaço que vem sofrendo ataques de interesses privados e da especulação imobiliária desde a época da ditadura quando foi vendida de forma ilegal pelo ex-governador Jorge Konder Bornhausen . Em defesa da Ponta do Coral 100% pública e livre de edificações! Pela Criação do Parque Cultural das 3 Pontas! [if !supportLineBreakNewLine] [endif] [if !supportLineBreakNewLine]

[endif]

No mesmo dia conhecemos um gabinete, mandato, e candidatura contra os agrotóxicos e em prol da agroecologia:

E o Parque Natural do Morro da Cruz:

[if !supportLineBreakNewLine]

No 29º dia conferimos a abertura do Paralela Arquitetura e Artes2018 “O que te constitui?”, um interessante e pertinente circuito de manifestações arquitetônicas e artísticas que realizará até o dia 22 de setembro, na cidade de Florianópolis, diversas ações, oficinas, conversas, e intervenções urbanas, discutindo e problematizando a relação arquitetura, arte, constituição e direito a cidade.

A conversa e debate de abertura ocorreu no peculiar Teatro da UBRO de Florianópolis, onde foi debatido, com uma arquiteta , artista e uma advogada, os impactos dos direitos constitucionais na vida das pessoas. As convidadas foram provocadas a questionar o texto e traçar convergências e divergências de entendimentos nas diferentes áreas de atuação:

[endif]

No 30º dia participamos da inspiradora oficina “Colazine Mulheres Artistas” da querida e talentosa artista Vanessa Neuber!! Confira nas imagens a lindeza que foi essa oficina!!!

Abaixo segue um release do projeto que a oficina faz parte: “Considerando o conhecimento a principal arma de nossas lutas cotidianas, o intuito desse projeto é disseminar a história das mulheres, trazer à tona as mulheres artistas acobertadas pelo patriarcado e materializar o conhecimento através da técnica de colagem e desenvolvimento de zines”.

A oficina foi uma das atividades do circuito de manifestações arquitetônicas e artísticas Paralela Arquitetura e Artes:

No 31º dia comemoramos mais um ano da existência de uma ser humana muito querida e especial. Felizes são aqueles que são presenteados com a presença dessa pessoa querida em suas vidas. Parabéns Flora, te desejamos muitas felicidades, realizações, amores, e todas as bonitezas que a vida pode te oferecer.

Deixamos aqui também os nossos sinceros agradecimentos para aniversariante Flora e para estimada Claudia (mãe da Flora) pela hospitalidade na casa delas da maneira mais acolhedora e formidável possível. A contribuição das duas foi muito importante e valorosa para o projeto, tendo papel decisivo na duração de nossa passagem, vivências e ações na ilha.

[if !supportLineBreakNewLine]Vídeo com o registro de 1 minuto dos 3 minutos sem chuva do caminho percorrido no 32º dia, o que não foi um problema, porque como já dizia também Raul “Mas a chuva é minha amiga. E eu não vou me resfriar”:

Destacamos novamente que mais imagens e detalhes sobre as ações realizadas e os caminhos e paisagens percorridos nesses dez dias podem serem acessada no álbum de nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1538810576223367&type=1&l=3a7eae8867

Nos primeiros dias da semana passada retornamos para Blumenau com o propósito de participar de um evento e também para planejar e encaminhar as próximas atividades e experiências. O evento infelizmente foi cancelado. Essa semana pegamos a estrada novamente para concretizar e ampliar as ações e objetivos do projeto. Buscaremos vivenciar muitas outras ações, experiências e aventuras por meio dessa viagem de bicicleta, de forma simples, curiosa e desafiadora, pelos diversos caminhos, trilhas e possibilidades que o Brasil tem a oferecer. Almejamos fomentar e conhecer pedalando diversas aventuras, experiências, belezas naturais, projetos e possibilidades sociais e educacionais. Conquistar e disseminar um grande aprendizado e transformações diante das vivências que estão e poderão ser proporcionadas nesta aventura em busca de conhecimentos e possibilidades!!! Conheça os objetivos, ações, e atividades pretendidas e oferecidas por este projeto de Educação Ambiental, com uma proposta social, educacional e de aventura, para os diferentes espaços educacionais durante a sua jornada: http://conhecerpedalando.wixsite.com/projeto/single-post/2018/07/22/Contribua-e-ajude-a-levar-as-a%C3%A7%C3%B5es-do-Projeto-Conhecer-Pedalando-para-v%C3%A1rias-cidades

Contribua e ajude a levar os objetivos e ações do Projeto Conhecer Pedalando para várias cidades do nosso Brasil!!! São várias as formas que você poderá contribuir para com o projeto nessa grande aventura com sede de novas experiências, trocas, conhecimentos e possibilidades! Como: a partir da colaboração financeira por meio do financiamento coletivo para com os custos do projeto, que pode ser acessado através do link: www.catarse.me/projetoconhecerpedalando ; divulgando, curtindo e compartilhando as ações e a campanha do projeto; indicando lugares, movimentos, propostas e projetos que sejam interessantes conhecermos e divulgarmos; indicando e viabilizando hospedagens solidárias e apoios perante os caminhos de nossa trajetória; e convidando, participando, construindo e possibilitando que o projeto vá para a sua escola, universidade, instituição, evento, comunidade ou região! Contribuições financeiras para garantir a sustentabilidade do projeto podem ser realizadas também por meio de depósito bancário: Banco (Viacredi): 085, Agência: 0101-5, Conta Corrente: 351.052-2 (Bruno Wilwert Tomio).

Um grande e fraterno abraço Bruno Wilwert Tomio Projeto Conhecer Pedalando

Contato E-mail: conhecerpedalando@gmail.com / bruno.tomio@hotmail.com Fan Page: www.facebook.com/conhecerpedalando Instagram: www.instagram.com/conhecerpedalando Wixsite: www.conhecerpedalando.wixsite.com/projeto Catarse: www.catarse.me/projetoconhecerpedalando

[endif]

bottom of page